Entenda como funciona o processo de transformação na prática.
A transformação é o processo mais árduo e gratificante dos projetos da Fazendas S/A. Ela é um dos fatores chave na estratégia de multiplicação, pois todo o processo é trabalhoso, requer um alto investimento e técnicas especializadas para transformar uma área improdutiva em uma propriedade altamente produtiva, capaz de produzir até 10 toneladas de alimentos por hectare.
Etapas
1.
Operações Iniciais de Preparação:
Essa operação é feita com um implemento agrícola que tem discos de metal que cortam e revolvem o solo, descompactando e nivelando a superfície. Essa etapa é essencial para preparar o solo para receber os insumos agrícolas.
2.
Correção do Solo com Calcário:
esse insumo é um mineral que tem como principal função corrigir a acidez do solo e fornecer cálcio e magnésio às plantas. O calcário também ajuda a melhorar a disponibilidade de outros nutrientes, como fósforo e potássio.
3.
Operações de Grade Intermediária:
Essa operação é feita com um implemento agrícola que tem discos menores que os da grade pesada, que misturam bem o calcário com o solo. Nesse momento, também iniciamos a operação de catação de paus e pedras, para eliminar os obstáculos que podem prejudicar o plantio.
4.
Catação de paus e pedras
Entre essas operações de grade, iniciamos a operação de catação de paus e pedras.
5.
Aplicação de Braquiária e milheto
Essas são plantas forrageiras que ajudam a estruturar o solo para o plantio direto. Essas plantas formam uma cobertura vegetal que protege o solo da radiação solar, da chuva e do vento, além de fornecer matéria orgânica e fixar nitrogênio no solo.
6.
Área apta ao cultivo agrícola
Após as operações, a área torna-se apta para o cultivo agrícola.
7.
Área produzindo
Após passar por todos os processos a área inicia sua fase produtiva, agora apta a produzir culturas de primeira e segunda safra.